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sábado, 27 de março de 2010

Os Dhamas shastras e o Código de Manu_comentários da Pérola

OS DHARMA-SHASTRAS

Vincular a ética com a espiritualidade é o principal elemento na literatura ético-jurídica do hinduísmo. Penso que foi o que o Cristianismo sempre fez com a política ao longo da história: Unir os códigos morais religiosos e transformá-los em sociais. Sim, é preciso uma ordem para o ser ter garantias de que o universo vai estar ou voltar à harmonia. Nada melhor que os Dharma-sutras para levar o humano de encontro com seus grandes e verdadeiros valores.
Valores estes que são ligados ao bem-estar material, principalmente numa sociedade onde o ser humano parece achar que a felicidade está mais no “ter” do que no “ser”. Outro valor importante é com relação ao prazer, mas que este prazer seja ligado ao ser e a moral, ou seja, nossa liberdade de prazer termina onde começa a do outro. Talvez até um prazer ligado ao nosso Dharma no sentido de tarefa, ou seja, aquilo que viemos fazer aqui para que o mundo seja melhor e assim, eis Moksa! Essa é a Liberdade real onde podemos fazer tudo o que temos que fazer, mas com amor, prazer, desprendimento, moral e com desejo de crescimento para o mundo.
Patanjali exemplifica com o maha-vrata ressaltando a não-violência e isto parece levar justamente ao cuidado que o ser humano deve ter para não invadir a liberdade do outro. As outras virtudes são uma conseqüência da não-violência e fazem parte dos fatores pregados pelos Dharma-shastras.
As obras jurídicas são numerosas, com ensinamentos muito antigos, que segundo Feuerstein datam no período entre 300 a.C e 200 d.C. A mais importante é o Manava-Dharma-Shastra conhecido como Manu-Smriti. Supõe-se que o autor foi Manu Vaivasvata, também conhecido como o primeiro homem da humanidade. Manu também é conhecido como “nosso pai” pelo Rig-Veda (1.80.1-6). Já nos Puranas diz que Manu foi o único sobrevivente dde uma grande enchente ou dilúvio e essa história foi contada no Shata-Patha-Brahmana (1.8.1-6) que tem mais de quatro mil anos. Não encontramos essa história nos Rig-Vedas mas se fala em um navio de ouro que encalhou nos cimos do Himalaia.
Se Manu existiu fez parte da primeira civilização védica (quinto milênio antes de cristo, ou seja, 7000 anos atrás!) Já o smriti, ou seja, a literatura de manu, já é mais recente, mas independente disso mostrou o quanto foi grande a influência do Hinduísmo na época do nascimento de cristo.


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