Índice

sábado, 27 de março de 2010

A Yoganidra

Yoganidra sempre foi um desafio para mim. Primeiro porque eu achava que não precisava relaxar e que era perca de tempo. Foi bom ter passado por isso porque hoje posso compreender as pessoas que também tem dificuldades em relaxar, sem julgamento. A sociedade precisa se aprofundar sobre o ato de relaxar. O que temos na mídia e na literatura ainda é muito pouco divulgado em comparação com o tamanho gigantesco de benefícios que a Yoganidra pode proporcionar.
Hoje é uma das minhas partes favoritas no yoga. Mas do que o prazer em deitar e soltar as tensões é a consciência corporal que se adquire a cada dia, dando ao praticante condição de perceber as tensões antes mesmo de elas acontecerem e o aprofundamento em si mesmo, abrindo as portas da meditação e mudança da compreensão do mundo ao redor.
De tudo o que estudei gostei muito do Tratamento Autógeno do Dr. Schutz que até então ainda não tinha ouvido falar. Enxerguei uma possibilidade de ajudar mais aos meus alunos, já que percebo que muitos deles deitam num relaxamento mais para compensar sua falta de sono noturno do que relaxar conscientemente. Mesmo tendo cuidados com a modulação de voz e orientação para que fiquem acordados, muitas pessoas dormem. Temos em Curitiba gente que vive no mundo dos “workholic”, ou seja, ligados no trabalho 24 horas por dia. Aqui nessa cidade a grande maioria das pessoas são movidas no “ter” e as vezes tenho dificuldade de fazê-las se entregar no mundo novo do “ser”. Percebo que a yoganidra é onde consigo levá-las um pouco mais para perto dessa consciência, desse despertar para si mesmo.
A forma de aproximar os nossos alunos desse despertar é através dos benefícios fisiológicos e muitos nem percebem o quanto interagimos também com os aspectos psicofísicos já que trabalhando um chegamos no outro. É uma forma de desacelerar a sociedade e até mesmo prepará-los para o crescimento pessoal, reforçando a homeostase e equilibrando e unificando o organismo.
Somos hoje, nós professores de yoga, colaboradores na diminuição da ansiedade, das síndromes, na cura e na qualidade de vida, através dessa “obra” maravilhosa que é a yoganidra, graças ao mátrika nyása traduzido por Satyananda até os grandes pesquisadores com Dr. Schutz e Dr. Jacob que aplicaram estudos e relaxamentos profundos, com resultados muito significativos no mundo atual.
Como diz nosso querido Professor Hermógenes, “é um ato de misericórdia abrir a mente da nossa sociedade”. Com o estudo de relaxamento no 3º período do CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM YOGA COM ÊNFASE EM YOGATERAPIA, deu para perceber que a yoganidra é o nosso acesso mais significativo dentro de uma prática de yoga.
Namastê
Pérola de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário