Índice

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A ANEMIA E O VEGETARIANISMO

A primeira coisa importante a entender sobre a Anemia que vegetariano não é anêmico. As pessoas acreditam piamente na idéia de que sem o ferro da carne, um indivíduo desenvolverá anemia. Ledo engano porque Vegetarianos acabam consumindo muito mais vitamina C e assim absorvendo mais ferro. Portanto a anemia pode afetar igualmente vegetarianos e onívoros,se não houver alimentação balanceada, revela o Dr. Nelson Hamerschlak, coordenador do programa de hematologia e transplante de medula óssea, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Uma observação importante é a seguinte afirmação: “Os lacto e os ovo-lacto vegetarianos têm maior probabilidade de desenvolver anemia por falta de ferro do que os veganos”. George Guimarães, nutricionista. Como o cálcio acaba tomando o lugar do Ferro no organismo, pessoas que não ingerem lacticínios acabam tendo maior absorção de Ferro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a deficiência de ferro (causando a anemia) é a desordem nutricional mais comum no mundo.
A anemia ocorre quando há uma diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue, a hemoglobina, encarregada de carregar o oxigênio para todas as partes do corpo. “Sem Hemoglobina não há energia. Ela é que liga tudo”, explica a Dra. Cristina Purini (diretora do centro de hematologia de São Paulo). De acordo com Dra. Cristina, o exame conhecido como hemograma mostra a quantidade de hemoglobina no sangue. Entre as mulheres, o nível mínimo é de 12g/dL enquanto nos homens é de 14 g/dL e em recém-nascidos 16 g/dL. Para prevenir a anemia ferropriva (a mais comum) é preciso a suplementação de ferro.
Os principais sintomas da anemia são: fraqueza, desanimo, mal estar, palpitação, palidez, dores nas pernas e nos pés, queda de cabela, unhas quebradiças, falta de memória, dificuldade de aprendizado e hábitos alimentares incomuns como mastigar gelo ou comer terra – no caso de crianças.
Os alimentos ricos em ferro são: feijões, sementes, cereais, adoçantes como melado de cana, açúcar mascavo, oleaginosas, verduras (agrião, rúcula, mostarda, couve), frutas secas e condimentos.
A absorção do ferro se dá conforme sua oferta no organismo e depende da saúde do estômago, do intestino, mas depende principalmente do consumo da vitamina C que aumenta em até 30% a absorção de Ferro.
Por outro lado, há substâncias que atrapalham a absorção desse mineral como o cálcio, mas depende da quantidade de consumo porque é praticamente impossível separar essas duas substâncias em uma refeição. Isso se torna um problema para quem consome muito laticínios.
Fonte: Revista Vegetarianos – páginas 18 a 24 – ano 4 – número 42 – abril/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário