Ø Cerca de 50% dos vegetarianos têm baixos níveis de vitamina B 12. É importante dosar essa vitamina desde o início da sua modificação alimentar.
Ø Alguns estudos chegavam inclusive a demonstrar que os vegetarianos estariam mais expostos ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares do que os onívoros!
Ø Os primeiros sintomas da deficiência é o déficit de memória, perda de sensibilidade nas extremidades, redução do apetite, perda do equilíbrio e sensação de língua inchada.
Ø As únicas fontes de vitamina B 12 confiáveis são as carnes, leites, queijos e ovos. Mas nenhum desses alimentos pode ser considerado fonte segura de B 12.
Ø O ideal é solicitar a dosagem da própria B 12 no sangue, mas atenção: o Hemograma comum e VCM jamais deve ser utilizado para fazer esse diagnóstico.
Ø A forma mais segura de corrigir a deficiência da B 12 é através da via injetável. Pode ser feita a cada 6 meses ou uma vez por ano, sendo uma vitamina bastante segura para uso e os produtos provenientes de grandes marcas da indústria farmacêutica costumam ser mais confiáveis. É proveniente de cultura de bactérias em laboratório e é preciso tomar cuidado porque alguns são derivados de animais. As bactérias mais comuns utilizadas para fabricação são Pseudomonas denitrificans e a Propionibacterium shermanil.
Ø O bom médico ou nutricionista que trabalha com vegetarianos deve solicitar a dosagem dessa vitamina em seus exames.
Ø Não são só vegetarianos ou veganos que tem deficiência de B 12 e é bom ficar atento e manter os níveis sempre acima de 350 pg/ml.
Ø A B 12 é absorvida no final do intestino delgado. A dose de manutenção preconizada para ser tomada uma vez por semana é de 2.000 mcg.
Ø Com a alimentação deve-se ter muito cuidado. Os alimentos que contêm B12 ativa são as carnes, queijos, ovos e leite, além de alimentos enriquecidos. Mas para se ter idéia seria preciso 650 ml por dia de leite para suprir a necessidade diária de B 12. Lembrando que o excesso de Cálcio do leite pode atrapalhar a absorção de ferro.
Ø Algumas poucas pessoas podem apresentar espinhas logo após o seu uso, mas que regridem completamente.
Fonte de pesquisa:
Revista Vegetarianos – Pág 30,31 – Ano 2 – número 15 – Dr. Eric Slywitch
Revista Vegetarianos – Pág 42, 43 – Ano 2 – número 23 – Dr. George Guimarães
Revista Vegetarianos – Pág 56,57– Ano 3 – número 35 – Dr. George Guimarães
Revista Vegetarianos – Pág 32,33 – Ano 3 – número 27 – Dr. Eric Slywitch
Revista Vegetarianos – Pág 32,33 – Ano 3 – número 26 – Dr. Eric Slywitch
Nenhum comentário:
Postar um comentário