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domingo, 28 de fevereiro de 2010

Perguntas sobre Mitologia Hindu_ótimo para quem não sabe nada sobre isso!!!

1 – o que e Devas, Asuras,?
Qualidades de Indra, Varuna, Agni, Soma
R. Devas são Deuses tem poderes e sabedoria sobre humanos, e Asuras são como o lado oposto, tão poderosos como Devas porem demoníacos.
Indra – deus atmosférico, associado a tempestade, tem energia muito grande, capacidade de vencer os inimigos.
Varuna – deus celeste, e onisciente, esta relacionado a todas as coisas que estão no céu, tem mil olhos, a lua e o sol são seus olhos.
Agni – deus terrestre do fogo, tem muitas formas, filho da terra e Dyaus, deva que nasce muitas vezes, onipresente.
Soma – outro deva terrestre, depois é associado a Lua e passa a ser celeste.
2 – o que são ritos védicos? Aswa medha e Upanaiana Diksa e Rajasuya
R. existe duas categorias – os domésticos (Grhya) realizados pelo dono da casa e solenes (Srauta) realizados por sacerdotes ou oficializantes. Aswa Medha – sacrifício do cavalo e Upanayama – ritual de iniciação. Diksa rituais de consagração e Rajasuya – sagração do Rei.
3 – características do 1 e 2 período védico.
R. Carlos A . Tinôco - O pensamento védico é o produto do sincretismo de duas concepções religiosas: a primeira foi traduzida pelos invasores arianos quando estes povos de origem indo-européia irroperam no noroeste da Índia, por volta de 2000 a.C.; a segunda eram as religiões autóctones, de origem dravidiana. Os textos védicos são os primeiros monumentos literários da índia e dos mais antigos da humanidade. O Pensamento Védico é um texto fascinante, que transporta o leitor a um passado remoto da Índia e seus mistérios.

4 – o que são bramanas e araniakas
R. brahmanas são instruções rituais detalhadas, como um manual para o sacerdote.
Araniakas são textos filosóficos. Junto com os upanishads constituem o Vedanta, o fim dos Vedas, são os textos da floresta.

5 – o que são upanishads
R. quer dizer sentado perto do mestre, são textos secretos, esotéricos escritos na Índia em sânscrito sobre a natureza do ser e do absoluto. Coisas ensinadas oralmente de mestre para discípulo, textos filosóficos que so pessoas muito avançadas poderiam ler ou estudar.
São tratados filosóficos sobre a Verdade Última, sobre a Realidade.

6 – cite os upanishads antigos primarios, Tat Twan asi Tú ES isto– parábola do chamado guia com a semente de figo

1. R. BRHADARANYAKA - presume-se que é o mais antigo. Fala que o caminho meditativo está ligado a conceitos sacrificais e completa o Çatapatha Brahmana. Traz instruções sobre o sacrifício do cavalo e especula a origem do mundo oriundo do Ser Uno que se dividiu em masculino e feminino originando o Cosmo.

2. CHANDOGYA UPANISHAD – traz especulações sobre a sílaba OM e o segredo dos cantos, e contém a famosa parábola que ilustra o mantran TAT TVAM ASI. Como prática do sacrifício internalizado tornou possível o desenvolvimento do Yoga entre a ortodoxia ariana.

3. TAITTIRYA – acentua as implicações místicas dos cantos védicos e o sacrifício. Seu ensinamento mais peculiar é a doutrina de que tudo é “alimento” (Anna) – o entrelaçamento de tudo – a cadeia da vida.
outro ensinamento é a doutrina dos cinco revestimentos, ou seja, quando o sábio atinge o ápice do Yoga ele realiza sua unidade essencial com o mundo terreno transcendente.

4. AYTAREYA – constituído de material cosmogônico arcaico.

5. KAUSITAKI – ritualístico – expõe a doutrina do renascimento e traz uma descrição do caminho para o mundo de Brahman.

6. KENA – significa “Por Quem?” pergunta pela causa da consciência externa do homem (mente, fala, visão) abordagem sobre o Eu Transcendental.


7 – cite os upanishads secundários antigos e explique o segredo da morte
R. KATHA UPANISHADS – o mais antigo Upanishads a se ocupar do Yoga. Suas doutrinas falam sobre a morte e também propõe o Yoga da Automeditação (Adiyatama). Seu 2º capítulo contém a definição do padrão yogaépico. Considera-se que o yoga seja a sujeição firme dos sentidos. O Atman que está além da consciência humana só é acessado pela meditação intuitiva, pela concentração mental ou pelas práticas yóguicas.

SVETASVATARA UPANISHAD – traz profundas questões metafísicas que conduzem à formulação da concepção de Deus com o Indestrutível que sustenta toda a criação – a roda da existência (Brahman Chakra).
Contém a primeira descrição sistemática da operação yóguica. Neblina, fumaça, sol, vento, fogo, pirilampos, raio, cristal e lua são fenômenos preliminares que efetuam a manifestação do Brahman no Yoga. Com as características quíntuplas do yoga, o aparecimento da terra, água, fogo, ar e éter não há mais velhice e morte para aquele que atinge um corpo feito do fogo do Yoga. Também é o primeiro Upanishad a empregar a palavra Bhakti (devoção).

MAITRAYANYA UPANISHAD – traz um conjunto de ensinamentos brahmânicos e doutrinas do Yoga e do Samkya. Percebe-se uma influencia budista. Traz informação detalhada sobre a sílaba sagrada OM. Enuncia um yoga de seis etapas e traz um elemento novo TARKA (reflexão). O objetivo deste yoga é o Ser Supremo ou Senhor que é fonte de toda criação e seu mantenedor. Ele só pode ser alcançado por uma técnica especial de concentração (Kecarí Mudra).

IÇA UPANISHAD – é o menor e talvez o primeiro Upanishad versificado. Expõe uma espécie de Karma Yoga. Faz uma mediação entre a concepção não dualista do Absoluto e as obrigações terrenas do homem. Ensina a renúncia interior.

MUNDAKA UPANISHAD – considerado uma das fontes do Bhagavad Gita. Versificado, distingue as duas formas de conhecimento (superior - Para Vidya e inferior – Apara Vidya) pelas quais a realidade última pode ser conhecida. Todas as coisas manifestas estão estabelecidas no Absoluto. Ele é a origem de todas as formas de existência.

PRAÇNA UPANISHAD – consiste de seis questões feitas pelo discípulo ao mestre. Enfoca o significado do prana como o fogo no homem. Vida concebida como sacrifício e domínio das correntes de alento é visto como o melhor meio de adoração.

MANDUKYA UPANISHAD – exposição dos três componentes da sílaba sagrada OM (A + U + M) e são correlacionadas com os Três Estados da Consciência que são: JAGRAT (A = Brahman = Criação – Estado Vigília), SVAPNA (U = Vishnu= Conservação - Estado = Sonho), SUSHUPT (M= Shiva = Dissolução – Estado = Sono Profundo sem Sonhos) e TURIYA = O (Absoluto) que transcende os três estados.


8 – o que são itihasas?
R. Os Itihasas sao os Epicos nos dando maravilhosas histórias de interesse absorvente, e com grande importância, através das quais todos os ensinamentos fundamentais do Hinduismo são impressos de forma indelével na mente de quem as estuda. As leis do Smriti e os princípios dos Vedas são gravados firmemente nas mentes dos Hindus, por meio destes nobres e maravilhosos feitos, realizados pelos seus heróis nacionais.

9 – qual a mensagem do ramaiana? Destaque elas
R. nos valores morais que a epopéia proclama com tanta energia. Um tratado perfeito sobre o que o yoga chama de prescrições (yama) e restrições (niyama) morais. Exalta virtudes como a justiça (dharma), a não violência, a veracidade e a penitencia. Pode servir como um livro de instrução sobre Karma-Yoga, o Yoga da ação autotranscendente.

10 – qual objetivo do dialogo de arjuna e krishna no bhagvad gita?
R. essa conversação imortal e o clímax da epopéia. Sua importância para o estudante de yoga e evidente por si, pois o Gita deve ser considerado o primeiro texto a tratar explicitamente de Yoga. E, em suas próprias palavras, um yoga-shastra, um ensinamento yogue, que reafirma antigas verdades.

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